Maioria dos brasileiros tem dificuldade em quitar contas, diz pesquisa
Pesquisa realizada entre o fim de janeiro e meados de fevereiro pela Boa Vista SCPC mostra que a maioria dos consumidores tem encontrado dificuldade para pagar as contas do mês, como aluguel, luz, telefone, celular, cartões e financiamentos.Para 51%, é "difícil" quitar esses débitos. Outros 32% responderam ser "muito difícil" quitar as contas.
A pesquisa, feita com 1.169 pessoas em todo o país, também constatou que para a maioria dos consumidores brasileiros (45%), a economia hoje está pior em comparação ao ano passado. Os que acreditam que está igual ao ano anterior somam 38%, e em situação melhor, 17%. Para o próximo ano, a expectativa é de melhora para 79% dos respondentes.
O levantamento produzido em função do Dia Internacional do Consumidor, comemorado hoje, também mostra que, para 65%, o poder de compra diminuiu em relação ao ano passado. Já 24% afirmam que o poder de compra em relação a 2016 está igual, mantendo assim as mesmas compras a que já estavam acostumados.
A Boa Vista SCPC também quis saber como estão os hábitos dos consumidores com relação às suas economias. A pesquisa constatou que 77% não estão conseguindo poupar, contra 23% que têm conseguido guardar algum dinheiro. Daqueles que conseguem poupar no fim do mês, 56% optam pela poupança. Outros 31% aplicam em fundos, ações, CDB e outras modalidades de investimentos, e 13% em previdência privada.
Do total dos respondentes da pesquisa, 49% disseram estar negativados nos cadastros de crédito atualmente.
O levantamento também buscou saber dos entrevistados o quanto se sentem informados sobre as questões políticas e econômicas do País. Do total, 57% alegam estar informados parcialmente, 28% totalmente bem informados e 15% dizem não se sentir informados sobre os assuntos que pautam a política e a economia do país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.