IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Associação de fabricantes diz que carne é fiscalizada até no exterior

17/03/2017 10h42

Com o objetivo de se posicionar sobre a Operação "Carne Fraca", deflagrada na manhã desta sexta-feira (17) pela Polícia Federal, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou nota afirmando que os produtos exportados pelo Brasil são fiscalizados não só pelos técnicos do país, mas também pelos responsáveis dos compradores.


"O Brasil é reconhecido internacionalmente pela qualidade e status sanitário de seus produtos, que são auditados não apenas pelos órgãos brasileiros como também por técnicos sanitários dos mais de 160 países para os quais exporta", diz o texto. "Legislações internas e internacionais - estabelecidas por órgãos como o Codex Alimentarius (padrões estabelecidos pela FAO para segurança na produção de alimentos) - norteiam o trabalho de excelências desenvolvido pelas agroindústrias brasileiras."


Neste sentido, diz a ABPA, falhas que eventualmente venham a ser comprovadas são exceções em um modelo produtivo que é referência para o mundo. "São questões pontuais, que não refletem todo o trabalho desenvolvido pelas empresas brasileiras durante décadas de pesquisas e investimentos, para ofertar produtos de alta qualidade."


Nesta manhã, a Polícia Federal deflagrou a operação que investiga um esquema de liberação irregular de licenças para os frigoríficos, que envolve fiscais do Ministério da Agricultura e executivos da BRF, JBS e outras empresas do setor. São cumpridos 309 mandados judiciais em sete Estados e no Distrito Federal, sendo 26 mandados de prisão preventiva, 11 de temporárias. Também há 79 conduções coercitivas.


Na nota, ABPA ressalta que todos os problemas detectados serão rapidamente corrigidos pelo setor, intensificando ainda mais os cuidados que já são tomados em prol da qualidade dos produtos. "Ao mesmo tempo em que apoia a operação e as investigações, a ABPA reitera sua confiança no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), nos fiscais federais agropecuários e nas empresas que, com seriedade, comprometimento e competência, vem ajudando a alimentar o Brasil e o Mundo nas últimas décadas."