IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsas de NY recuam, afetadas por dúvidas sobre políticas de Trump

21/03/2017 17h46

O pior dia do ano para as bolsas de Nova York refletiu, em grande parte, os temores com um processo de perda de capital político pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Os mercados passaram esta terça-feira por uma reversão parcial do chamado "Trump trade", que apostou em mais crescimento e inflação após a eleição em novembro, disseram analistas.


Após ajustes, o Dow Jones encerrou em baixa de 1,14%, a 20.668,01 pontos. O S&P 500 recuou 1,24%, a 2.344,02 pontos, na maior queda diária desde 11 de outubro, quando também perdeu 1,24%. O Nasdaq caiu 1,83%, a 5.793,82 pontos. Os três índices registraram o movimento negativo mais amplo em uma sessão neste ano.


As instituições financeiras, um dos setores mais beneficiados nas apostas pós-eleição, lideraram as perdas no S&P 500, com recuo de 2,99%. Os papéis do Bank of America caíram 5,89% e os do Morgan Stanley recuaram 4,37%. Entre os componentes do Dow Jones, as ações do Goldman Sachs tiveram baixa de 3,77% e as do J.P.Morgan perderam 2,94%.


O setor industrial, outra aposta do "Trump trade", registrou desvalorização média de 1,59% no índice. A queda do petróleo e das commodities metálicas também contribuíram para o clima pessimista na renda variável global. Os papéis de energia e matérias-primas tiveram recuos de 0,81% e 1,71%, respectivamente, no S&P 500.


A iminência da luta pela revogação do Affordable Care Act, o Obamacare, que será votado na Câmara dos Deputados americana na quinta-feira, tem lançado dúvidas sobre a capacidade do governo de conseguir aprovar as reformas consideradas favoráveis ao crescimento, como os cortes de impostos e o plano de US$ 1 trilhão de investimentos em infraestrutura.


Analistas avaliaram que existe a perspectiva de os republicanos não conseguirem os votos necessários para anular a lei democrata de acesso a seguro saúde. Essa dificuldade tem trazido à tona a divisão que se abateu sobre o partido Republicano em meio às discussões sobre o projeto que substitui o Obamacare.


Nesta terça-feira, as ações, o dólar e os yields (retorno ao investidor) dos títulos do governo americano enfrentaram fortes quedas. O rendimento da T-note de 10 anos atingiu o menor patamar em um mês e o ICE Dollar Index, que acompanha a variação do dólar frente a uma cesta de seis moedas internacionais, recuou para o nível mais baixo em quatro meses.