IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

FHC diz que políticos têm medo de debater questão das drogas

28/03/2017 12h48

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso voltou a defender nesta terça-feira a descriminalização do consumo de drogas. Em debate realizado no instituto que leva seu nome, o tucano afirmou que não se trata de "liberar geral". Segundo ele, a classe política tem medo de debater o tema e confrontar a sociedade.


"Vamos regular e explicar os malefícios que podem causar. As drogas fazem mal. Legalizar não é liberar geral", afirmou o ex-presidente. A descriminalização das drogas tem sido umas das principais bandeiras do ex-presidente nos últimos anos.


"Tem que tratar essa questão com uma visão inteligente, com o objetivo de reduzir o consumo. Isso não se faz pelo proibicionismo", acrescentou FHC ao defender as medidas educativas para vencer a resistência da sociedade ao tema.


Segundo FHC, os próprios políticos deveriam levantar essas bandeiras, mas não o fazem por receio de confrontar suas bases eleitorais. "Os setores políticos são mais medrosos porque supõem que isso vai ter um resultado eleitoral negativo para eles", declarou.


O ex-presidente entende que o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional sejam os responsáveis por classificar e distinguir usuários de traficantes.


O STF começou a julgar a descriminalização do porte de maconha para consumo próprio. A discussão, no entanto, foi interrompida em setembro de 2015, quando o então ministro Teori Zavascki pediu vista.