Governo publica portaria para melhorar monitoramento de barragens
O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) publicou portaria, na edição desta sexta-feira do "Diário Oficial da União" (DOU), para fortalecer os mecanismos de monitoramento de barragens de mineração. O assunto ganhou relevância no governo depois do rompimento da barragem da Samarco em Mariana, em 2005.
O ato cria o Cadastro Nacional de Barragens de Mineração e o Sistema Integrado de Gestão em Segurança de Barragens de Mineração, além de estabelecer regras para o cumprimento do Plano de Segurança da Barragem.
Segundo a portaria, o empreendedor é obrigado a cadastrar todas as barragens de mineração em construção, em operação e desativadas sob sua responsabilidade. Também deve considerar o pior cenário de dano de ruptura e inundação. "O empreendedor é obrigado a implementar sistema de monitoramento de segurança de barragem em até 24 meses após a data de início da vigência desta portaria", estabelece. Já o plano de segurança deve ser elaborado até o início do primeiro enchimento da barragem.
Os empreendedores também devem preencher fichas de inspeção regulares, elaborar relatórios semestrais a serem enviados ao DNPM e realizar inspeções de rotinas, por exemplo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.