IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Gravação de Joesley com Temer foi editada, diz jornal

20/05/2017 01h44

A gravação feita por Joesley Batista, um dos proprietários do grupo JBS, com o presidente Michel Temer teve mais de 50 edições, diz o jornal "Folha de S. Paulo", que informa ter contratado perícia no áudio. O laudo, assinado por Ricardo Caires dos Santos, perito judicial pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.


Segundo o perito, o áudio divulgado pela Procuradoria-Geral da República tem indícios claros de manipulação, mas "não dá para falar com que propósito". "É como um documento impresso que tem uma rasura ou uma parte adulterada. O conjunto pode até fazer sentido, mas ele facilmente seria rejeitado como prova", disse Santos.


Procurada pelo jornal, a Procuradoria disse que a gravação divulgada é "exatamente a entregue pelo colaborador e sua autenticidade poderá ser verificada no processo". "Foi feita uma avaliação técnica da gravação que concluiu que o áudio revela uma conversa lógica e coerente", declarou a Procuradoria na noite desta sexta (19).


Em um dos trechos editados, o empresário pergunta ao peemedebista sobre sua relação naquele momento com o ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso pela Lava Jato. As duas respostas de Temer sofreram cortes, informa o jornal.


No momento mais polêmico do diálogo, quando, segundo a PGR Temer dá anuência a uma mesada de Joesley a Cunha, a perícia não encontrou edições. O trecho, no entanto, apresenta dois momentos incompreensíveis, prejudicados por ruídos.