IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Paulo Rabello: Crítica de excesso de rigor 'provavelmente não procede'

26/05/2017 20h35

(Atualizada às 21h10) O novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro, evitou entrar em detalhes sobre qual será sua linha de atuação no banco de fomento, mas não poupou elogios à sua antecessora, Maria Silvia Bastos Marques, que pediu demissão hoje.


"A crítica alegada de que o BNDES está agindo com excesso de rigor provavelmente não procede, tendo em vista a situação desse desequilíbrio [da economia] que foi enfrentado pela presidente Maria Silvia", disse Rabello de Castro ao Valor. "Não preciso nem chegar ao BNDES para saber que ela tomou medidas absolutamente judiciosas", acrescentou.


Rabello disse ainda: "Não preciso nem chegar lá para dizer que certamente vou encontrar a casa muito mais organizada do que ela recebeu". E afirmou que não se preocupa por ter que enfrentar a tarefa de comandar o maior banco de fomento da América Latina num momento em que a instituição está sendo investigada, inclusive com a condução coercitiva de 31 funcionários na Operação Bullish, da Polícia Federal.


"Conjunturas complicadas são para serem superadas. Quando mais difícil a situação, eventualmente mais fácil a solução, porque não existem muitos caminhos alternativos", afirmou Rabello de Castro, acrescentando que o BNDES "tem sido fundamental ao longo da história".


Sem recuo


Mais cedo, o novo presidente do BNDES afirmou, por meio de nota, "que não recua diante de missão difícil". O comunicado foi enviado pela assessoria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão que ele presidiu do ano passado até esta sexta-feira. "Assumo essa missão como um ibegeano que sou. (...)."


Rabello de Castro se reunirá com o conselho diretor do IBGE na próxima segunda-feira, quando também comparecerá à cerimônia de aniversário de 81 anos do instituto e ao lançamento da Agência IBGE Notícias, uma de suas iniciativas à frente do IBGE.