IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Meirelles evita traçar cenários sobre saída de Temer e foca em reforma

30/05/2017 12h25

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, evitou nesta terça-feira mais uma vez traçar cenários políticos no caso de uma eventual saída do presidente Michel Temer. Ele também não quis responder se aceitaria ser o "fiador" das reformas propostas por Temer em um eventual novo governo.


Meirelles foi questionado diversas vezes por jornalistas em entrevista coletiva sobre esses assuntos, mas disse apenas que "o país tem condições de passar normalmente" pelo julgamento da chapa Dilma/Temer no Tribunal Superior Eleitoral, marcado para a próxima terça-feira.


"Meu cenário é que presidente Temer termine o mandato, mas há uma consciência nacional de que as reformas precisam seguir", afirmou após sua participação no Fórum Investimentos Brasil 2017, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).


O ministro também reforçou que, independentemente do desfecho da atual crise política, não vê chance ou risco de um retorno a uma política similar à chamada nova matriz econômica, que vigorou durante o primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff.


Ele ainda elogiou os presidentes do Senado Eunício Oliveira (PMDB-CE) e da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) com quem dividiu o palco na abertura do evento. Segundo Meirelles, ambos "expressaram hoje seus compromissos com as reformas". "O Brasil dá uma mostra de maturidade institucional", disse.