IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Rede tenta anular questões de deputados a Fachin; Gilmar vai decidir

12/06/2017 15h38

(Atualizada às 18h20) Parlamentares do Rede Sustentabilidade formalizaram nesta segunda-feira pedido de liminar, no Supremo Tribunal Federal (STF), contra o requerimento assinado na Câmara que pede explicações ao ministro Edson Fachin sobre uma suposta relação com a JBS.


Para o senador Randolfe Rodrigues (AP) e o deputado Alessandro Molon (RJ), o documento visa constranger Fachin e "criar fatos políticos que o forcem a declarar-se suspeito" e afastá-lo da relatoria do inquérito que investiga Michel Temer.


Temer é suspeito de corrupção passiva, obstrução de justiça e organização criminosa em investigação aberta com base nas delações da JBS.


O requerimento, iniciativa do deputado Fausto Pinato (PP-SP), foi apresentado à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. O parlamentar quer que Fachin esclareça a relação com o executivo sa JBS Ricardo Saud, que teria ajudado o ministro a ser aprovado como membro do STF, mediante campanha junto a senadores para que votassem a favor após a sabatina.


O ministro Gilmar Mendes foi sorteado o relator do mandado de segurança contra o requerimento.