Bolsas

Câmbio

Venda de cimento registra queda em maio

O mercado brasileiro de cimento continua em queda, com lenta e tímida recuperação. Conforme dados preliminares do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC), as vendas do produto tiveram recuo de 5,5% em maio na comparação com mesmo mês do ano passado.


Segundo o SNIC, em maio foram comercializadas 4,54 milhões de toneladas, ante 4,8 milhões de toneladas um ano atrás. O setor continua operando com ociosidade perto de 50% em sua capacidade instalada no país.


De janeiro a maio, as vendas de cimento totalizaram 21,6 milhões de toneladas, segundo os dados do SNIC. O volume representa retração de 8,9% frente ao mesmo período do ano passado.


No acumulado de 12 meses, a entidade informou a comercialização de 55,3 milhões de toneladas, 10,1% inferior aos 12 meses anteriores ? junho de 2015 a maio de 2016.


Segundo Paulo Camillo Penna, presidente executivo do SNIC, os resultados apresentados mostram desaceleração na queda do consumo, o que está em linha com a trajetória apontada pela entidade.


De acordo com o executivo, as recentes medidas em implantação pelo governo federal para estimular a atividade de construção civil e pesada no país têm contribuído para a desaceleração da queda de consumo. "Para que haja uma retomada de crescimento, serão necessárias mais ações, além das medidas já adotadas, e a volta de um ambiente macroeconômico mais favorável", afirmou.


Camillo Pennaressalta a dramática situação da indústria, que em 2017 terá o terceiro ano consecutivo de queda e acumulará nesse período retração de 25% em sua demanda.


Com isso, o setor ? que foi obrigado a fechar fornos de produção ? já convive com ociosidade de 45%, e perspectivas de que os 50% serão atingidos até o final do ano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos