Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Procurador da Lava-Jato acusa Temer de sufocar a Polícia Federal

28/06/2017 11h55

Procurador da força-tarefa da Lava-Jato em Curitiba, Carlos Fernando dos Santos Lima acusou nesta quarta-feira (28) o presidente Michel Temer (PMDB) de sufocar a Polícia Federal (PF), responsável por investigar casos de corrupção - como aquele que tem agora Temer no centro.


"O governo Temer sufoca a Polícia Federal. Nem dinheiro para a emissão de um documento necessário como o passaporte. Imagine como está a continuidade das diversas investigações pelo país. Na Lava-Jato, a equipe da polícia foi significativamente reduzida. A quem isso interessa?", disse o procurador da República em seu perfil no Facebook.


Carlos Fernando comentou ainda a denúncia oferecida na segunda-feira (26) pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que acusa Temer de crime de corrupção passiva. "A denúncia contra Temer descreve um fato criminoso de modo adequado e suficiente e está suportada por uma quantidade de provas e evidências poucas vezes vista em casos dessa natureza", disse. "Há confiança na integridade e espírito público de Rodrigo Janot."


O procurador afirmou que, se o presidente confia na ausência de provas, como disse ontem (27) em discurso de defesa, deve deixar o caminho aberto para o julgamento no Supremo Tribunal Federal - e não tentar emparedar o avanço da denúncia na Câmara dos Deputados.


Acusou ainda Temer de ser "leviano" ao levantar suspeita sobre Janot. "Temer foi leviano, inconsequente e calunioso ao insinuar recebimento de valores por parte do PGR. Já vi muitas vezes a tática de 'acusar o acusador'", disse Carlos Fernando. "Isso é covardia e só mostra que [Temer] não tem qualificação para continuar no cargo."