IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Nova eleição no Amazonas está mantida para o dia 6 de agosto

07/07/2017 16h35

O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Messias Andrade, confirmou nesta sexta-feira que as novas eleições no Estado estão mantidas para a data de 6 de agosto. O segundo turno, caso houver, será no dia 27 do mesmo mês.


No fim da noite de quinta-feira, o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que fosse restaurada a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que estabeleceu a realização de um novo pleito, após a cassação do governador José Melo (PROS) e do vice Henrique Oliveira (SD). As eleições haviam sido suspensas por decisão do ministro Ricardo Lewandowski.


O processo ficou com Celso de Mello porque a presidente do Supremo, Cármen Lúcia, se declarou impedida, e o vice-presidente, Dias Toffoli, está no exterior. Dessa forma, pelo regimento interno da Corte, a ação fica sob relatoria do mais antigo ministro que esteja em Brasília.


O diretor-geral do TRE-AM, Messias Andrade, reuniu-se hoje com o diretor-geral do TSE, Maurício Caldas, para tratar sobre detalhes das novas eleições, como os itens que estão faltando - notebooks, algumas urnas e kits de biometria, por exemplo.


Com a manutenção da data para os dias 6 e 27 de agosto - e não a postergação para setembro, como era esperado -, Andrade estima economia de cerca de R$ 3 milhões. O custo total da realização de novas eleições será de R$ 9 milhões se a decisão sair em primeiro turno e o dobro caso seja necessário o segundo.


"Do ponto de vista jurídico, sabemos que ainda podem ocorrer liminares que possam causar surpresa, mas acreditamos que, depois do despacho do ministro (Celso de Mello), é difícil ocorrer a suspensão", disse Andrade, na saída da reunião.


A campanha eleitoral em emissoras de rádio e televisão começa na próxima segunda-feira, 10, e vai até o dia 4 de agosto. Os candidatos ao governo são: Amazonino Mendes (PDT), Eduardo Braga (PMDB), Jardel (PPL), José Ricardo (PT), Liliane Araújo (PPS), Luiz Castro (Rede), Marcelo Serafim (PSB), Rebecca Garcia (PP) e Wilker Barreto (PHS).