IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

MPF pede abertura de 12 inquéritos por propina e caixa 2 da Odebrecht

10/07/2017 15h39

O Ministério Público Federal pediu a instauração de 12 inquéritos policiais para investigar denúncias de pagamento de propina e de caixa dois pela Odebrecht a funcionários públicos e candidatos em eleições passadas. As irregularidades foram citadas por executivos da empresa em depoimentos prestados durante as investigações da Operação Lava-Jato.


As denúncias se referem especialmente às eleições de 2010, 2012 e 2014. Entre as supostas irregularidades que serão investigadas estão o financiamento de campanhas para presidente da República, governador, prefeito, deputado federal e deputado estadual. A suspeita, segundo o MPF, é que o dinheiro tenha sido repassado pela Odebrecht às candidaturas sem declaração à Justiça Eleitoral.


De acordo com o MPF, há informações sobre o pagamento de vantagens indevidas a integrantes de prefeituras paulistas e do governo do Estado para o favorecimento da empresa em concessões e obras públicas, como as da Linha-2 do metrô e da rodovia Carvalho Pinto.


Os 12 ofícios para instauração de inquérito foram enviados à Polícia Federal. O MPF afirmou que dará prosseguimento "a quase metade das 27 petições que o ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin encaminhou à primeira instância da Justiça Federal em São Paulo"."A remessa se deveu ao envolvimento de pessoas sem prerrogativa de foro citadas nos depoimentos dos executivos", informou.


Os procuradores aguardam a autorização da Procuradoria Geral da República para a formação de uma força-tarefa dedicada às investigações.