S&P rebaixa rating da Venezuela, com perspectiva negativa
A agência de classificação de risco de crédito S&P rebaixou nesta terça-feira o rating de emissor de longo prazo em moeda estrangeira e local da Venezuela para "CCC-" de "CCC", com perspectiva negativa.
A agência mencionou como argumentos para a ação o enfraquecimento das instituições, a elevação do descontentamento popular e sinais de crescentes divisões dentro do governo chavista. Esse cenário, continua a S&P, diminui a capacidade de a Venezuela aliviar a pressão econômica e resolver os problemas sociais.
Segundo a classificadora, a liquidez externa continua a se deteriorar e, com as incertezas em relação ao acesso a recursos no exterior, aumentam os riscos para a Venezuela de conseguir pagar o serviço de sua dívida.
A perspectiva negativa do rating de emissor de longo prazo reflete o risco de "default", afirma a S&P, em um cenário que inclui a deterioração do valor da moeda nos próximos seis meses e ausência de sinais de melhora nas circunstâncias atuais.
A agência também cita como fator para o corte o contexto de inflação muito elevada, a manipulação da taxa de câmbio e o controle "draconiano" das importações e exportações.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.