Bolsas

Câmbio

Cade aprova venda da Magnesita para a RHI

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a venda da Magnesita para a RHI. Mesmo reconhecendo que a operação resultará "em concentrações razoavelmente elevadas em determinados segmentos de produtos refratários no mercado nacional", a autarquia julgou que diversos fatores tornam "improvável o exercício de poder de mercado por parte das requerentes em um cenário pós-operação".


De acordo com o parecer da Superintendência Geral do Cade, "destaca-se a possibilidade de entrada de players estrangeiros para atuar no mercado brasileiro nos moldes da RHI".


Além disso, prossegue o parecer, "os efeitos das condicionalidades impostas pela Comissão Europeia à aquisição da Magnesita pela RHI, envolvendo o desinvestimento em determinadas unidades produtivas das partes na Europa, potencialmente impactarão no mercado brasileiro".


O último ponto listado pela SG do Cade é um contrato firmado privadamente entre a Magnesita, o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC) e seus associados, que "reduzem algumas preocupações concorrenciais levantadas ao longo da instrução processual, particularmente no segmento de refratários básicos moldados de magnesita". Os termos do contrato não são públicos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos