PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Cade aprova venda da Magnesita para a RHI

12/07/2017 10h31

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a venda da Magnesita para a RHI. Mesmo reconhecendo que a operação resultará "em concentrações razoavelmente elevadas em determinados segmentos de produtos refratários no mercado nacional", a autarquia julgou que diversos fatores tornam "improvável o exercício de poder de mercado por parte das requerentes em um cenário pós-operação".


De acordo com o parecer da Superintendência Geral do Cade, "destaca-se a possibilidade de entrada de players estrangeiros para atuar no mercado brasileiro nos moldes da RHI".


Além disso, prossegue o parecer, "os efeitos das condicionalidades impostas pela Comissão Europeia à aquisição da Magnesita pela RHI, envolvendo o desinvestimento em determinadas unidades produtivas das partes na Europa, potencialmente impactarão no mercado brasileiro".


O último ponto listado pela SG do Cade é um contrato firmado privadamente entre a Magnesita, o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC) e seus associados, que "reduzem algumas preocupações concorrenciais levantadas ao longo da instrução processual, particularmente no segmento de refratários básicos moldados de magnesita". Os termos do contrato não são públicos.

PUBLICIDADE