IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

No Twitter, Mansueto reforça necessidade da reforma previdenciária

18/07/2017 13h13

O secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Mansueto Almeida, usou sua conta no Twitter para reforçar a necessidade de se fazer a reforma da Previdência, apontando para o crescimento da população com mais de 60 anos.


A afirmação vem acompanhada de um gráfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que mostra que, em 2060, o país terá 73,6 milhões de pessoas com mais de 60 anos.


Na sequência, o secretário diz que o segredo do sucesso de um país é conseguir um "mix de instituições" que possibilitem crescimento de longo prazo e que isso não se faz com subsídios.


Ele lembrou, ainda, que os Estados Unidos viraram potência econômica mundial porque desde a Segunda Guerra Mundial tiveram crescimento consistente do Produto Interno Bruto (PIB) per capita. "Se o Brasil fizer reformas necessárias, vamos crescer mais. E com mais educação, teremos salários maiores e seremos uma economia mais competitiva", escreveu, depois de exibir outro gráfico com o crescimento da economia americana.


Mansueto disse, ainda, que, na segunda metade da década de 1970, em vez de abraçar uma agenda de reformas, governo quis promover crescimento a qualquer custo. "Resultado? Essa estratégia com farta concessão de subsídios e proteção comercial atrapalhou o crescimento por 20 anos: PIB per capita quase estagnado", comentou.