Bolsas

Câmbio

Confiança da indústria avança em julho, sinaliza prévia da FGV

Com melhora na percepção dos empresários sobre a situação atual e também nas expectativas para os próximos meses, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) aumentou 1,2 ponto na prévia de julho, em relação ao número final do mês anterior, para 90,7 pontos, informa a Fundação Getulio Vargas (FGV). O dado tem ajuste sazonal. É a mesma pontuação de março deste ano.


Em nota, a FGV observa que, se confirmada, a alta do ICI no mês seria insuficiente para recuperar a perda de confiança em junho, quando o indicador caiu 2,8 pontos, e manteria a média móvel trimestral do índice em queda pelo segundo mês consecutivo. O resultado definitivo da sondagem da indústria será divulgado na próxima quinta-feira, dia 27.


"O movimento de atenuação de perdas recentes na confiança industrial resultaria da melhora tanto das avaliações sobre o momento presente quanto das perspectivas para os meses seguintes. O Índice da Situação Atual (ISA) subiria 1,4 ponto, para 88,4 pontos, e o Índice de Expectativas (IE) aumentaria 1,2 ponto, para 93,3 pontos", destaca a entidade.


A sondagem preliminar também informa que a indústria está menos ociosa neste mês. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) teve elevação de 0,7 ponto percentual, para 74,9%. O resultado compensaria a queda de 0,5 ponto do mês anterior, mas manteria o Nuci relativamente estável na métrica de médias móveis trimestrais, com alta de 0,1 ponto, para 74,6%.


Para a prévia de julho foram consultadas 788 empresas entre os dias 3 e 18 deste mês, informa a FGV.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos