IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Índice de confiança do comércio cai 2,3 pontos em julho, aponta FGV

26/07/2017 08h36

A confiança dos empresários do comércio caiu pelo terceiro mês consecutivo, abatida pelo cenário de incerteza política e pelos consequentes efeitos na economia real. O Índice de Confiança do Comércio medido pela Fundação Getulio Vargas (Icom) caiu 2,3 pontos em julho, para 83,4 pontos, retornando assim ao nível de março. Em junho, a queda havia sido de 2,9 pontos.


O recuo da confiança no comércio foi disseminado em 11 dos 13 segmentos pesquisados e determinado pela piora tanto das expectativas quanto das avaliações sobre a situação atual. O Índice de Expectativas (IE-COM) cedeu 4,0 pontos, para 88,4 pontos, enquanto o Índice da Situação Atual (ISA-COM) caiu 0,4 ponto, para 79,2 pontos.


O superintendente de Estatísticas Públicas da FGV, Aloisio Campelo Jr, destaca em nota que os indicadores que medem a percepção sobre o nível de demanda atual e as perspectivas para contratações nos meses seguintes estabilizaram-se em níveis mais fracos que os do bimestre abril-maio. "Mais sintomática da piora do ambiente de negócios foi a perda de fôlego do segmento revendedor de duráveis, que vinha observando até junho uma recuperação gradual do otimismo, alavancada pela queda dos juros e pela entrada de recursos do FGTS", escreve.


A média móvel trimestral do Icom também recuou em julho em 1,9 ponto ? movimento que não ocorria desde janeiro. O comportamento recente do índice, no entanto, não vinha sendo homogêneo entre os diferentes segmentos do Comércio. Enquanto o IE-COM dos revendedores de bens não duráveis já vinha em queda desde maio, o índice dos revendedores de duráveis manteve a trajetória positiva até junho, quando ficou próximo aos 100 pontos. Neste mês, o IE-COM de duráveis também recuou, mostrando que o aumento da incerteza começa a afetar as expectativas de um segmento que vinha se tornando gradualmente mais otimista ao longo do primeiro semestre.


A edição de julho coletou informações de 1.174 empresas entre os dias 03 e 24 deste mês.