Diário Oficial extra permite uso das Forças Armadas no Rio
O governo federal publicou, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), decreto que autoriza o uso das Forças Armadas para Garantia da Lei e da Ordem no Rio de Janeiro. O decreto permite a atuação das três forças até o fim deste ano e aponta que a alocação dos recursos humanos será definida pelo Ministério da Defesa.
Além disso, o planejamento de cada operação deverá ser aprovado pelos ministros da Defesa, da Justiça e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
De acordo com as informações do Ministério da Defesa, as missões de Garantia da Lei e da Ordem são realizadas exclusivamente por ordem expressa da Presidência da República em casos "em que há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, em graves situações de perturbação da ordem".
Nelas, as Forças Armadas ganham permissão para agir com poder de polícia em área restrita e por tempo limitado, "até o restabelecimento da normalidade".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.