Bolsas

Câmbio

Demanda do transporte aéreo de passageiros sobe 3,8% em julho no país

O demanda da aviação brasileira doméstica apurada em passageiros-quilômetros disponíveis (RPK, na sigla em Inglês) aumentou 3,83% em julho deste ano ante igual mês de 2016, informou nesta segunda-feira a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear).


Na mesma base de comparação, a oferta medida em assentos-quilômetros disponíveis (ASK) teve incremento de 4,59%.


A expansão da oferta em nível superior ao da demanda apurada levou a uma leve deterioração do fator de aproveitamento dos voos, de 0,62 ponto percentual, que ficou situado ainda em saudáveis 83,97% de ocupação no mês.


O volume de passageiros transportados evoluiu em linha com os demais indicadores, apresentando alta de 4,43% sobre julho de 2016, somando 8,6 milhões de viagens realizadas.


Os dados são referentes aos serviços prestados por Gol, Latam, Azul e Avianca, integrantes da Abear, que respondem juntas por mais de 99% do mercado doméstico.


"Em números absolutos, ainda que as estatísticas de oferta, demanda e volume de passageiros tenham sido superiores às registradas no mesmo mês de 2016, seguem ainda abaixo dos valores apurados em julho de 2015, último mês antes do recente ciclo de retração da aviação doméstica (de agosto/15 a março/17)", afirmou a Abear em nota.


No acumulado do ano, a demanda tem crescimento de 1,51% sobre os registros apurados entre janeiro e julho do ano passado. A oferta aumentou 0,58% nos sete primeiros meses deste ano, enquanto a taxa de ocupação média do setor subiu 0,74 ponto percentual, a 80,89%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos