IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Consumo de combustíveis cresce 1,48% em julho, diz ANP

31/08/2017 16h40

O mercado de combustíveis tem apresentado sinais de recuperação nos últimos meses, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O consumo no Brasil cresceu 1,48% em julho, na comparação com igual período do ano passado, para 11,584 bilhões de litros. Apesar de acumular uma retração de 0,9% no ano, o mercado registrou, em julho, o terceiro mês seguido de alta nas vendas.


Historicamente atrelado ao desempenho da economia, sobretudo do agronegócio e da produção industrial, a comercialização de diesel subiu 2,5% em julho, para 4,817 bilhões de litros. Nos sete primeiros meses do ano, contudo, a queda acumulada é de 0,8%.


Já o consumo dos veículos leves do ciclo Otto (aqueles com motores movidos a gasolina e/ou etanol), tradicionalmente associado ao comportamento das famílias, avançou 1,5% em julho e, no ano, acumula uma alta de 2,02%, para 4,42 bilhões de litros de gasolina equivalente ? o que representa uma recuperação em relação ao ano passado, quando o segmento recuou 7%.


A retomada no consumo das famílias tem sido puxada pelo aumento de 7,5% da gasolina em julho e de 7,3% no acumulado do ano. Esse crescimento tem compensado a retração na comercialização de etanol hidratado, que registrou uma baixa de 21% em julho e de 19,6% nos sete primeiros meses de 2017.


Já as vendas de gás liquefeito de petróleo (GLP), consumido principalmente nas residências, embora também seja usado como combustível nas indústrias e pontos comerciais, apresentaram uma baixa de 2,7% em julho. No ano, acumulam uma alta de 0,6%.


Em função do maior despacho termelétrico, os dados da ANP indicam um crescimento de 13,8% na comercialização de óleo combustível, enquanto no acumulado de 2017 as vendas registram uma queda de 19,9%.


Um dos principais destaques do mês foi o consumo de querosene de aviação, que subiu 1,2% em julho, interrompendo uma sequência de 27 meses de queda (na comparação anual). A retração acumulada no ano, contudo, é de 4%.


No mesmo setor, a gasolina de aviação subiu 0,9% no mês passado ? entre janeiro e julho, acumula uma baixa de 8,7%. Os dados da ANP mostram, ainda, uma alta de 9,7% na comercialização de querosene iluminante, em julho. No ano, a queda acumulada é de 14,4%.