IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cade deve se posicionar em breve sobre briga de Uber com taxistas

18/09/2017 08h12

(Atualizada às 8h39) O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deve tomar uma decisão em breve no processo que opõe a Uber a diversas associações de taxistas. A Superintendência-Geral (SG) da autarquia, que investiga supostas práticas anticoncorrenciais que dificultavam a atuação da Uber no Brasil, publicou no "Diário Oficial da União" (DOU) desta segunda-feira o pedido das alegações finais no caso para, em seguida, emitir um parecer conclusivo.


Se a autoridade antitruste se posicionar pela punição dos taxistas, o caso subirá para o tribunal administrativo e será sorteado entre os sete conselheiros da autarquia.


A denúncia chegou ao Cade em 2015, feita pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de Brasília (UnB) e uma faculdade privada da capital federal, o UniCeub.


De acordo com o texto da denúncia, as associações de táxi arroladas como representadas utilizaram abusivamente "o direito de ação perante o Judiciário" além de incitarem a "violência física e verbal contra concorrentes e consumidores", disseminarem "ameaças públicas" e fizeram "pressão desmesurada junto a agentes públicos".


Duratex




Em decisão também publicada nesta segunda-feira no DOU, o Cade aprovou a compra da Ceusa pela Duratex. A autoridade antitruste avaliou que " a operação trata de uma mera substituição de agente econômico no segmento de revestimentos cerâmicos a partir da entrada da Duratex nesse mercado, tanto sob a ótica da demanda quanto da oferta".


A Duratex entra no mercado de revestimento cerâmicos, onde não atuava, a partir do negócio. Conforme noticiado pelo Valor no mês passado , a operação foi fechada por R$ 280 milhões.