STJ derruba liminar que impedia leilão de usinas da Cemig
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu derrubar, nesta quarta-feira (20), a liminar que impediu a realização do leilão das usinas de Jaguara, Miranda, Volta Grande e São Simão.
As hidrelétricas são operadas pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), cujas concessões se encerram neste ano.
A suspensão do leilão programado para o dia 27 - e a partir do qual o governo federal pretende arrecadar R$ 11 milhões - foi uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu ao STJ.
A derrubada da liminar é considerada uma vitória para o governo, que, com o montante a ser obtido no leilão, pretende tentar equilibrar as contas públicas.
Os vencedores do leilão poderão operar nas usinas por 30 anos, conforme prevê o edital. A Cemig, no entanto, alega que os contratos em vigor garantem a renovação automática das concessões - e, por isso, briga na Justiça.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.