IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Meirelles e Occhi discutem novo estatuto da Caixa

06/10/2017 16h59

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, se reuniram nesta sexta-feira (6), para discutir o novo estatuto do banco estatal. Segundo nota, o novo estatuto, já em discussão no Conselho de Administração e com aprovação prevista até o mês de novembro, pretende adotar as regras previstas na Lei das Estatais (Lei nº 13.330, de 2016), além de outras medidas que visam promover uma significativa melhoria de governança no banco. Também participou do encontro a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, que é presidente do Conselho de Administração do banco.


"Entre as medidas em estudo, estão a adesão da Caixa a regras do programa de governança das estatais da B3; a criação de comitês de assessoramento ao Conselho de Administração, com destaque para a área de risco e conformidade; a participação de membros independentes no Conselho", informa a nota.


Occhi e Ana Paula apresentaram ao ministro da Fazenda as ações de gestão na companhia e que, segundo nota, tem assegurando a melhoria dos seus resultados. Dentre as medidas citadas estão os programas de desligamento voluntário, o fechamento de agências sem viabilidade, o controle de despesas administrativas, o incremento de receitas com prestação de serviços, a criação de Diretoria para monitoramento de grandes exposições a risco, visando sua mitigação, e a Implantação do Banco Digital.


"A Caixa segue trajetória sólida, imprimindo a passos largos ações para sua modernização, as quais asseguram o seu papel de gestão de importantes políticas sociais para os brasileiros, tais como o financiamento habitacional e do saneamento, a gestão do FGTS, do Bolsa Família e do novo Fies", informou nota do Ministério do Fazenda.