IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar cai ante o real após ata do Fed

11/10/2017 18h29

O dólar se manteve em baixa frente ao real até o fechamento dos negócios nesta quarta-feira (11), num dia calmo nos mercados externos. A queda foi amparada pela sinalização do Federal Reserve (Fed, BC americano), que na ata de sua última reunião de política monetária mostrou alguma preocupação com as tendências de inflação - que segue abaixo da meta do BC dos EUA.


Apesar de reconhecerem que a análise de cenário pode ser dificultada neste momento pelos efeitos dos furacões que recentemente atingiram os Estados Unidos, alguns participantes do Fomc indicaram a necessidade de evidências mais fortes de força nos preços antes de uma terceira alta de juros neste ano.


"É justificada alguma paciência em remover a acomodação de política monetária, enquanto se avaliam as tendências na inflação", diz a ata do BC americano divulgada nesta quarta-feira. Alguns membros afirmaram, inclusive, que agora acreditam que levará mais tempo para que a inflação alcance a meta do Fed, de 2%.


Mikael Olai Milhøj, analista sênior do dinamarquês Danske Bank, reconhece que as leituras mais brandas de inflação podem não ser temporárias. Mas diz ser difícil traçar cenários para os próximos meses e o ano que vem, uma vez que ainda não se sabe quem ocupará o lugar de Janet Yellen na presidência do Fed. "Enquanto a precificação do mercado de alta do juro em dezembro parece justa, o mercado ainda vê poucas altas no próximo ano", pondera.


De toda forma, a indicação mais branda de hoje ajudou a trazer algum alívio à classe de moedas emergentes, que desde setembro tem se ajustado a maiores chances de redução de estímulos monetários e a questões idiossincráticas - pesando sobre o peso mexicano e a lira turca, por exemplo.


Em alta de 1,63% nesta quarta-feira, a lira tem o melhor desempenho do dia frente ao dólar. O peso sobe cerca de 0,5%, revertendo quedas de mais cedo.


Aqui, a moeda americana terminou o pregão com baixa de 0,41%, a R$ 3,1714. Não haverá negociação no mercado de câmbio doméstico amanhã, devido ao feriado de Nossa Senhora Aparecida.