IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Colômbia encerra contrato de projeto de navegação com Odebrecht

13/10/2017 12h13

O governo colombiano encerrou definitivamente um contrato com o consórcio Navelena, liderado pela Odebrecht junto da colombiana Valorcon, que seria responsável pelas obras de recuperação de navegabilidade do Rio Magdalena. A Odebrecht tinha 87% do consórcio, sendo os outros 13% da Valorcon.

Segundo anúncio feito pela Odebrecht na época do fechamento do contrato, em agosto de 2014, a expectativa era que o projeto envolveria US$ 2,5 bilhões em investimentos.

O contrato já havia sido anulado no ano passado, mas a liquidação foi concluída ontem. Com isso, será possível que o empréstimo do Banco Agrario com o consórcio seja cancelado plenamente.

O projeto foi anulado depois que o consórcio não conseguiu apresentar garantias financeiras para desenvolvê-lo, em meio às acusações de corrupção contra a Odebrecht, no contexto da Operação Lava-Jato.

Segundo comunicado do governo da Colômbia, nas próximas semanas, o Ministério de Transportes vai dar início a uma nova licitação, abrindo espaço para novas empresas interessadas em participar do projeto.