IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petrobras será 'bastante seletiva' no leilão do pré-sal, diz Parente

27/10/2017 01h50

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, disse que a companhia será "bastante seletiva" nas ofertas que fará no leilão do pré-sal previsto para esta sexta-feira (27). A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) vai realizar as 2ª e 3ª Rodadas de Partilha de Produção, as primeiras com o fim do monopólio de exploração do pré-sal pela Petrobras, quando serão ofertados oito blocos nas duas rodadas. Se todos forem vendidos, a União arrecadará R$ 7,75 bilhões com os bônus de assinatura.


"Como nós temos uma perspectiva de investimentos definida, nós temos que ser bastante seletivos", disse Parente, ao Jornal da Globo, na noite desta quinta-feira. O presidente da Petrobras afirmou que a estratégia de manter as parcerias para esse leilão deve-se ao fato de que os investimentos no setor de petróleo e gás são elevados e o tempo de maturação, bastante longo, além dos riscos envolvidos. "Parcerias ajudam muito na redução de necessidade de capital e também na redução dos riscos", explicou Parente.


A Petrobras, que tem por lei o direito de preferência na exploração das áreas do pré-sal, definiu que vai exercer esse direito em três das oito áreas em disputa, mas pode ir além. "Pode ser que no contexto das negociações destas parcerias surja a oportunidade de participar em outras áreas e nós estaremos olhando. Mas é claro que isso sempre levará em conta aquela questão da seletividade e da avaliação de potencial de cada uma dessas áreas que estão em leilão", afirmou Parente.