Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Petrobras protocola operação de oferta de ações da BR Distribuidora

22/11/2017 10h25

A Petrobras informou nesta quarta-feira que protocolou, na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), os documentos relativos à oferta pública de distribuição secundária das ações da Petrobras Distribuidora (BR Distribuidora).


Segundo o comunicado divulgado ao mercado, o preço de venda das ações será fixado após o processo de coleta de intenções de investimentos com investidores institucionais, no Brasil e no exterior.


A operação será realizada no Brasil em mercado de balcão não organizado.


A oferta foi informada pela companhia no dia 28 de setembro. No dia anterior, o conselho de administração da Petrobras anunciou o registro da oferta pública da BR Distribuidora.


No dia 16 de outubro, a empresa registrou a operação na CVM e afirmou que as ações a serem ofertadas devem ficar entre 25% e 40% da fatia acionária detida pela estatal na BR. A intenção é que os papéis estejam listados no Novo Mercado, o mais alto segmento de governança corporativa da B3.


A empresa divulgou o prospecto preliminar da oferta na mesma data. A BR Distribuidora prevê implementar programas de redução de custos e de simplificação da estrutura organizacional. Está também no plano a expansão da rede de postos, com foco na conversão dos chamados "bandeira branca" (sem marca). A empresa diz que existem, no país, 17.128 postos do tipo, sendo que já identificou potencial de conversão em 44% deles.


Na minuta do prospecto da abertura de capital da BR, a companhia não cita ativos, mas informa que poderá vender negócios que não sejam de seu foco. Para além do setor de combustíveis, a empresa atua, hoje, por exemplo, em áreas como produtos químicos, asfalto e coque verde de petróleo.