Confiança da indústria vai ao maior nível desde abril de 2013, diz CNI
A confiança da indústria alcançou em novembro o maior nível desde abril de 2013, com melhora tanto das avaliações sobre as condições atuais quanto das expectativas, segundo o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O indicador subiu 0,5 ponto na comparação com outubro, para 56,5 pontos, e está acima de sua média histórica, de 54 pontos, pelo terceiro mês consecutivo.
O índice de Condições Atuais aumentou 1,1 ponto na comparação com outubro, para 51,5 pontos. "Isso indica que o empresário percebe melhora das condições correntes de negócios, o que não acontecia desde novembro de 2012", observa a CNI. O índice é o maior desde abril de 2011 e 7,7 pontos superior ao registrado em novembro de 2016.
O índice de Expectativas, por sua vez, mostra que o empresário manteve seu otimismo para os próximos seis meses. Manteve-se praticamente constante, ao passar de 58,8 pontos em outubro para 58,9 pontos em novembro.
De acordo com a CNI, a indústria extrativa é a mais confiante e atingiu a marca de 57,5 pontos. A indústria de transformação tem indicador de 56,9 pontos. Na área da construção, a pontuação é de 54,4 pontos.
Os indicadores variam de zero a cem pontos. Quando superam 50, demonstram empresários confiantes com a economia e o setor.
A pesquisa foi feita entre 1º e 14 de novembro com 2.980 empresas em todo o país, das quais 1.162 são pequenas; 1.129, médias; e 689, de grande porte.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.