BC não pode permitir bolhas nem uso ilícito de criptomoedas, diz Ilan
O presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, afirmou que a autoridade reguladora do sistema financeiro não vai permitir o uso de criptomoedas para fins ilícitos ou em processos que levem à criação de bolhas. No entanto, ele defendeu o uso da tecnologia por trás das moedas virtuais - como o blockchain, que dá suporte ao bitcoin.
"Há duas formas de ver [as criptomoedas]. Uma é a tecnologia embutida para gerar aquilo. A outra são as funções daquelas moedas, que na verdade não são moedas porque não têm garantias nem lastros", disse Ilan, ao ser questionado sobre o assunto em evento promovido pelo ICC e pelo Ibrac.
Segundo Ilan, as criptomoedas têm sido usadas com duas finalidades: para atividades ilícitas e para valorização. "Aí tem essas bolhas", afirmou, acrescentando que o BC não pode permitir nem ma coisa nem outra.
Ele lembrou que, na semana passada, BC e CVM fizeram um alerta sobre as criptomoedas. "Alertamos que comprar esse tipo de moeda visando valorização, não tem ninguém por trás, é a seu próprio risco."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.