IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Eletropaulo quer emitir ações e convoca assembleia para mudar estatuto

30/11/2017 08h56

A Eletropaulo convocou, em edital divulgado na noite de ontem (29), assembleia geral extraordinária (AGE) para o dia 2 de janeiro de 2018, às 10h30. A AGE discutirá a redução do número de membros do conselho de administração de 11 para nove, mudança de três conselheiros e alteração no estatuto social, com o objetivo de prever emissão de ações.


De acordo com o edital de convocação, três novos membros do conselho serão eleitos, em substituição a cinco: Berned Raymond da Santos Ávila, Francisco José Morandi Lopez, Pedro de Freitas Almeida Bueno Vieira, Vincent Winslow Mathis e Wilfredo João Vicente Gomes.


Sobre a alteração no estatuto social, a empresa submeterá à aprovação a possibilidade de emitir ações, debêntures conversíveis ou bônus de subscrição.


Entre as mudanças do estatuto, também está a dispensa da necessidade de prévia autorização do conselho para contratos de compra de energia e permitir a outorga de instrumentos de mandato, com prazo superior a um ano, nos casos de contratos de garantia com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), geradores, transmissores e distribuidores.


Emissão de ações


Por meio de fato relevante, a Eletropaulo confirmou ontem que avalia a possibilidade de realização de uma oferta pública de distribuição de ações, dentre outras alternativas disponíveis para o financiamento de suas atividades e compromissos no curso normal dos seus negócios.


A empresa esclarece, no entanto, que não há, nesta data, qualquer definição quanto à efetiva realização de uma oferta, tampouco sobre estrutura e volume.


Conforme apurado pelo Valor, a companhia já teria inclusive contratado alguns bancos para estruturar a operação, mas só vai realizar a operação se houver um "evento relevante" que traga a necessidade de caixa, como um acordo com a Eletrobras para encerrar a disputa na Justiça que já dura 30 anos.