Bolsas

Câmbio

Receita do setor de franquias no país avança para R$ 163 bilhões

Balanço preliminar do setor de franquias indica que a receita atingiu R$ 163 bilhões em 2017, um crescimento de 8% em relação ao ano anterior. A projeção da Associação Brasileira de Franchising (ABF) é de que o faturamento aumente entre 9% e 10% em 2018.


"A economia está se estruturando novamente e, mesmo com eventos como as eleições e a Copa do Mundo, esperamos que o setor volte a registrar um crescimento de dois dígitos", disse Altino Cristofoletti Junior, presidente da entidade.


Segundo o executivo, o cenário é positivo devido ao índices de confiança do consumidor e dos empresários, que estão aumentando. O número de empregos diretos gerados pelas franquias em 2017 foi de 1,2 milhão, alta de 1% em base anual. Para este ano, espera-se incremento de 3%.


A ABF estima que o número de franquias em operação no Brasil tenha aumentado 2% no ano passado, superando 145 mil pontos de venda, sendo que para este ano a estimativa é registrar crescimento de 3%.


O Boticário é a maior rede de franquias do país, com 3.762 unidades, seguida pela AM PM Mini Market, com 2.415 pontos. A Cacau Show manteve a terceira colocação, totalizando2.081 unidades. As operações do segmento de alimentação representam 34% das unidades, acompanhada por serviços educacionais (18%) e saúde, beleza e bem-estar, com 16%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos