IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar fecha em alta com exterior e julgamento de Lula

22/01/2018 19h03

O dólar fechou em alta ante o real nesta segunda-feira (22), perto das máximas do dia, ganhando mais força durante a tarde após ensaiar baixa no começo do pregão.No encerramento, o dólar negociado no mercado interbancário subiu 0,29%, a R$ 3,2098, perto da máxima intradiária, de R$ 3,2103.


A expectativa de encerramento do "shutdown" (paralisação parcial de serviços públicos)nos Estados Unidosajudou a impulsionar os juros dos Treasuries, o que acabou dando suporte ao dólar. Lá fora, a moeda americana reduzia as perdas contra algumas divisas e acelerava os ganhos frente a outras.


Mas o câmbio aqui também refletiu a ansiedade em torno do julgamento do recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no caso do triplex do Guarujá (SP), previsto para a quarta-feira (24). As dúvidas se justificam porque, mesmo em caso de condenação em segunda instância, a defesa de Lula pode recorrer a processos relacionados ao julgamento em Porto Alegre (RS). Caso essas ferramentas não atendam às demandas da defesa do petista, recursos dirigidos ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) ainda são possíveis.


Nas mesas de operação, o debate sobre potenciais cenários derivados dos possíveis resultados do julgamentotem ficado mais acirrado. A expectativa é que um placar de 3 a zero contra o ex-presidente ainda gere queda do dólar. Um resultado de 2 a 1, por outro lado, serviria de argumento para alta da moeda, mas nada comparado ao forte rali previsto em caso de um resultado ainda mais favorável ao ex-presidente Lula.