IPCA-15 acelera e atinge 0,39% em janeiro, aponta IBGE
(Atualizada às 10h10) Depois de fechar 2017 com o menor resultado em quase 20 anos, a prévia da inflação oficial brasileira iniciou 2018 em aceleração. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) de janeiro ficou em 0,39%, acima do 0,35% registrado em dezembro do ano passado.
Apesar de ter acelerado, o IPCA-15 teve a segunda menor taxa para meses de janeiro desde 1994, quando foi criado o Plano Real, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Um resultado menor no primeiro mês do ano foi registrado apenas em 2017, quando o índice avançou 0,31%.
O IPCA-15 de janeiro deste ano acelerou puxado pelo fim da deflação dos preços dos alimentos e por pressões adicionais dos combustíveis, sobretudo da gasolina. Por outro lado, esse movimento foi parcialmente compensado pela redução da bandeira tarifária, de vermelha patamar 1 para verde, no mês.
O indicador de janeiro ficou um pouco abaixo das estimativas apurada peloValor Datacom 21 consultorias e instituições financeiras. Na média, elas previam inflação de 0,42% pelo indicador em janeiro, com intervalo de 0,33% a 0,46%. Para 12 meses, a expectativa era de um IPCA-15 acumulado de 3,05%.
12 meses
Conforme os dados, a prévia da inflação passou a registrar alta de 3,02% pelo acumulado de 12 meses, acima dos 2,94% apurados até dezembro do ano passado.Com o resultado, o indicador de 12 meses voltou a ficar acima do piso da meta de inflação para o IPCA, de 3% neste ano ? o centro da meta é de 4,5%, com margem de 1,5 ponto percentual, para mais ou para menos. A prévia da inflação estava abaixo de 3% desde julho do ano passado.
Vale lembrar que o IPCA-15 é uma prévia do IPCA, o chamado "IPCA cheio" por ser medido com o mês fechado e que baliza o sistema de metas seguido pelo Banco Central. O que muda entre os dois índices é o período de coleta de preços e a abrangência geográfica.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.