Produção da indústria tem melhor dezembro desde 2011, aponta CNI
A evolução da produção industrial teve o melhor mês de dezembro desde 2011, segundo a pesquisa mensal Sondagem Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta quarta-feira.O índice que mede o crescimento da produção em relação ao mês anterior ficou em 42,4 pontos em dezembro.
Embora o número de novembro tenha sido maior, 50,5 pontos, é a melhor pontuação para o último mês do ano desde os 42,6 marcados em 2011, segundo o relatório da pesquisa divulgado pela CNI. O indicador vai de zero a 100 e valores acima de 50 indicam crescimento da produção frente ao mês anterior
"Dezembro costuma ser um mês de ajustes para a indústria, com queda da atividade por conta do fim das encomendas para o período de festas. Em 2017, não foi diferente", destaca o estudo, ressaltando, no entanto, que a desaceleração do ano passado foi mais branda do que a de outros anos no período, "o que sugere a manutenção do processo de recuperação da indústria no encerramento do ano".
Já o indicador da evolução do número de empregados na indústria foi de 47,6 pontos no último mês, ante 49 pontos em novembro. Dessa forma, o emprego no setor caiu mais em dezembro do que no mês anterior, pois ambos estão abaixo dos 50 pontos.
O percentual médio de Utilização da Capacidade Instalada (UCI) caiu para 64% no mês passado ante resultado de 68% em novembro.
O indicador relativo à utilização de capacidade efetivo-usual, que considera o UCI comum para o mês, fechou dezembro em 41,4 pontos, frente a 43,6 pontos em novembro. Ou seja, a diferença entre a utilização da UCO em relação ao usual foi maior em dezembro do que em novembro, mas continua distante da linha divisória dos 50 pontos.
O índice de evolução de mercadorias estocadas foi de 46,4 pontos no último mês. Em novembro, esse indicador foi de 48,9 pontos. Esse resultado fez com que o indicador de estoques planejados passasse para 49,5 pontos, ante 49,8 pontos em novembro. Resultados abaixo da linha dos 50 pontos indicam estoques menores do que os planejados.
A pesquisa da CNI foi feita com 2.244 empresas de todo o país entre os dias 3 e 16 de dezembro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.