IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Produção da indústria tem melhor dezembro desde 2011, aponta CNI

24/01/2018 12h30

A evolução da produção industrial teve o melhor mês de dezembro desde 2011, segundo a pesquisa mensal Sondagem Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta quarta-feira.O índice que mede o crescimento da produção em relação ao mês anterior ficou em 42,4 pontos em dezembro.


Embora o número de novembro tenha sido maior, 50,5 pontos, é a melhor pontuação para o último mês do ano desde os 42,6 marcados em 2011, segundo o relatório da pesquisa divulgado pela CNI. O indicador vai de zero a 100 e valores acima de 50 indicam crescimento da produção frente ao mês anterior


"Dezembro costuma ser um mês de ajustes para a indústria, com queda da atividade por conta do fim das encomendas para o período de festas. Em 2017, não foi diferente", destaca o estudo, ressaltando, no entanto, que a desaceleração do ano passado foi mais branda do que a de outros anos no período, "o que sugere a manutenção do processo de recuperação da indústria no encerramento do ano".


Já o indicador da evolução do número de empregados na indústria foi de 47,6 pontos no último mês, ante 49 pontos em novembro. Dessa forma, o emprego no setor caiu mais em dezembro do que no mês anterior, pois ambos estão abaixo dos 50 pontos.


O percentual médio de Utilização da Capacidade Instalada (UCI) caiu para 64% no mês passado ante resultado de 68% em novembro.


O indicador relativo à utilização de capacidade efetivo-usual, que considera o UCI comum para o mês, fechou dezembro em 41,4 pontos, frente a 43,6 pontos em novembro. Ou seja, a diferença entre a utilização da UCO em relação ao usual foi maior em dezembro do que em novembro, mas continua distante da linha divisória dos 50 pontos.


O índice de evolução de mercadorias estocadas foi de 46,4 pontos no último mês. Em novembro, esse indicador foi de 48,9 pontos. Esse resultado fez com que o indicador de estoques planejados passasse para 49,5 pontos, ante 49,8 pontos em novembro. Resultados abaixo da linha dos 50 pontos indicam estoques menores do que os planejados.


A pesquisa da CNI foi feita com 2.244 empresas de todo o país entre os dias 3 e 16 de dezembro.