Bolsas

Câmbio

Abilio critica fundos por falta de diálogo e convoca reunião da BRF

(Atualizada às 19h40) Lamentando a forma como os fundos de pensão Previ e Petros manifestaram a intenção de destituir todo o conselho de administração da BRF, o empresário Abilio Diniz, que preside o colegiado, informou, em nota, que convocou uma reunião do conselho para a próxima segunda-feira, 5 de março. A reunião atende a pedidos dos fundos de pensão, que querem convocar uma assembleia de acionistas para votar a destituição do conselho.


Na nota, Abilio criticou a falta de disposição ao diálogo dos fundos de pensão, que juntos têm 22% da companhia. "Não houve espaço para o diálogo tampouco a preocupação com os interesses da BRF e a responsabilidade de seus dirigentes", afirmou ele.


O empresário também criticou o "vazamento" à imprensa das intenções de Petros e Previ. Na sexta-feira, o Valor antecipou que os fundos de pensão liderariam uma ofensiva para tirar Abilio do comando da empresa. Os fundos também contam com apoio de investidores brasileiros e internacionais, como a gestora Aberdeen Standard e a Jardim Botânico.


"Introduzir um assunto tão relevante como esse anonimamente, via imprensa, e só depois enviar comunicado formal à empresa não obedece às melhores práticas de governança e transparência", disse Abilio, na nota. Em sua manifestação, o empresário afirmou que também está descontente com os resultados da BRF, que teve um prejuízo líquido de R$ 1,1 bilhão em 2017. Trata-se do segundo prejuízo consecutivo da companhia.


"Entendo a posição dos fundos, sua necessidade de informar seus cotistas, e compartilho da insatisfação de todos os acionistas com os resultados da empresa. Mas discordo das ações, da forma e do momento em que estão se manifestando", acrescentou.


Por fim, Abilio também lamentou que não tenha sido dada a oportunidade para os acionistas conhecerem os planos da nova diretoria-executiva da BRF, que foi montada ao longo do ano passado e que hoje é liderada pelo CEO José Aurélio Drummond. "Não foi sequer dada a chance aos acionistas de conhecerem o novo plano, que deveria ser detalhado no BRF Day nos dias 7 e 8 de março", disse Abilio, que também elogiou a diretoria da BRF.


O empresário concluiu a nota dizendo defender os interesses da BRF. "Reitero que toda a minha ação será focada na defesa dos interesses da companhia e de seus acionistas".


Nesta segunda, as ações da BRF registraram valorização de 0,70% na B3, cotadas a R$ 28,60.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos