IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa opera em baixa pressionado por siderúrgicas; BRF recua 11%

05/03/2018 11h06

O Ibovespa opera em baixa nesta segunda-feira, influenciado pela preocupação com uma guerra comercial no mundo. A intenção declarada do governo americano de sobretaxar a importação do aço e do alumínio afeta em cheio das ações de siderurgia. Mais do que isso, coloca os investidores em modo cautela, diante do receio de que outras economias, como a Europa, reajam à decisão, deflagrando um ambiente nocivo para as relações comerciais e, consequentemente, para a continuidade do crescimento econômico.


Às 11 horas, o Ibovespa caía 0,70%, para 85.163 pontos. Usiminas perdia 2,91%, CSN recuava 2,82%, Gerdau PN tinha baixa de 0,18% e Gerdau Metalúrgica,declinava 0,26%.


Mas o grande destaque negativo é BRF ON, que cedia 11,67%. A ação reage à notícia da nova fase da Operação Carne Fraca deflagrada hoje pela Polícia Federal (PF). Foi preso o ex-presidente da empresa Pedro Faria. Além disso, foi decretada a prisão de dois executivos da companhia que estão na ativa. A sede da companhia, em São Paulo, foi alvo de mandado de busca e apreensão. A operação acontece em meio à turbulência provocada na semana passada pelo pedido de destituição do conselho da BRF pelos fundos de pensão Petros e Previ.


JBS ON tinha perda de 3,90%. Operadores atribuem a reação ao receio de que a empresa venha a ser envolvida também com algum tipo de investigação.