Samarco anuncia Rodrigo Vilela como novo presidente
A mineradora de ferro Samarco, controlada em partes iguais por Vale e BHP, anunciou nesta sexta-feira (16) que escolheu Rodrigo Alvarenga Vilela para assumir a presidência da empresa no lugar de Roberto Lúcio Nunes Carvalho.
Engenheiro metalúrgico, Vilela era, desde 2016, diretor de operações e projetos da Samarco. O executivo assume o cargo no fim do mês. Carvalho, que foi alçado à presidência logo depois do grave acidente ambiental ocorrido em novembro de 2015, deixa a companhia após 32 anos de trabalho.
Há um ano e meio na Samarco, Vilela, conforme comunicado da companhia, vinha se preparando para dar continuidade aos esforços da empresa em retomar as suas operações. Por isso, vai continuar a trabalhar junto com as autoridades para obter as licenças ambientais que permitirão a retomada das operações da empresa.
Em 5 de novembro de 2015, a barragem de rejeitos de Fundão da Samarco, em Mariana, se rompeu, causando o maior desastre ambiental do país e levando à morte 19 pessoas.
Desde dezembro, Vilela responde pela área de projetos, que inclui o núcleo de licenciamento ambiental e estratégico da retomada da organização. Enquanto as operações não são reativadas, o executivo, de 47 anos, vai acumular o cargo de presidente interino com o de diretor de operações e projetos.
Antes do acidente, a Samarco tinha capacidade de produzir 32 milhões de toneladas ao ano de pelotas de minério de ferro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.