Bolsas

Câmbio

Demanda de empresas por crédito avança em março, diz Serasa

A procura das empresas por crédito cresceu 4,1% em março na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. A expansão do interesse empresarial por empréstimo subiu 5,8% no acumulado do primeiro trimestre de 2018, o melhor resultado em três anos.

A alta foi determinada pelo comportamento das micro e pequenas empresas, que cresceram suas demandas em 4,2%. Já nas médias empresas, houve retração de 1,7%. Nas grandes companhias, a queda foi de 1,1%.

Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, a busca empresarial por crédito cresceu 6,1% entre micro e pequenas empresas. Nas médias, houve retração de 5% e, nos grandes grupos, o recuo foi de 2,1%.

Setores

Em março, as empresas de serviços expandiram suas demandas por crédito em 8,5% frente ao mesmo mês ano passado. Nas do ramo comercial, porém, houve recuo de 0,5% e no setor industrial, alta de 1,9%.

Em face do acumulado dos primeiros três meses do ano passado, as empresas de serviços expandiram suas demandas por crédito em 8,6%. No setor comercial, a alta interanual foi de 3,2% e, no industrial, a expansão foi de 3,3%.

Regiões

A demanda empresarial por crédito em março cresceu 20,9% no Sul, 8,9%, no Centro-Oeste, e 0,3%, no Sudeste. Na direção contrária, houve recuo no Norte (-6,1%) e no Nordeste (-6%), sempre em relação ao mesmo mês do ano passado.

No acumulado do primeiro trimestre, todas as regiões mostraram avanço em suas demandas empresariais por crédito: Sul (15%); Nordeste (4,5%); Centro-Oeste (7,7%); Norte (0,3%) e Sudeste (2,1%).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos