IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Banco Pan conclui aumento de capital e fatia da Caixa diminui

23/04/2018 10h59

O Banco Pan informou que o Banco Central aprovou seu aumento de capital de R$ 400 milhões. Segundo a instituição, após o aporte, o BTG Pactual passou a deter 60,1% das ações ON e 37,6% das PN, totalizando 50,6% do capital total. Já a Caixa ficou com 39,9% dos papéis ordinários e 23,3% dos preferenciais, com 32,8% do total. Antes da operação, Caixa e BTG tinham a mesma fatia do capital total do Pan, de 40,35%.

O comunicado foi enviado na noite de sexta-feira (20).

"A despeito da nova composição do capital social da companhia, o controle compartilhado do Banco Pan não foi alterado, de maneira que a Caixa Participações e o BTG Pactual permanecem como co-controladores, reforçando o compromisso em dar suporte ao Banco Pan na execução de seu plano de negócios", diz o banco em comunicado.

O Pan lembra ainda que, conforme já havia sido informado anteriormente, os acionistas controladores concordaram também que a Caixa terá o direito de adquirir do BTG 50% das ações que foram subscritas e integralizadas no âmbito do aumento de capital; enquanto o BTG Pactual terá o direito de alienar à Caixa o mesmo volume de ações.

Com restrições de capital, a Caixa era até antes do aumento de capital o principal provedor de recursos do Pan, tanto por meio da compra da carteiras de crédito como via depósitos interfinanceiros.

A capitalização dará ao Pan uma folga maior para reter créditos no balanço e também cumprir os requisitos de capital de Basileia 3, que entram plenamente em vigor em 2019.