Banco Pan conclui aumento de capital e fatia da Caixa diminui
O Banco Pan informou que o Banco Central aprovou seu aumento de capital de R$ 400 milhões. Segundo a instituição, após o aporte, o BTG Pactual passou a deter 60,1% das ações ON e 37,6% das PN, totalizando 50,6% do capital total. Já a Caixa ficou com 39,9% dos papéis ordinários e 23,3% dos preferenciais, com 32,8% do total. Antes da operação, Caixa e BTG tinham a mesma fatia do capital total do Pan, de 40,35%.
O comunicado foi enviado na noite de sexta-feira (20).
"A despeito da nova composição do capital social da companhia, o controle compartilhado do Banco Pan não foi alterado, de maneira que a Caixa Participações e o BTG Pactual permanecem como co-controladores, reforçando o compromisso em dar suporte ao Banco Pan na execução de seu plano de negócios", diz o banco em comunicado.
O Pan lembra ainda que, conforme já havia sido informado anteriormente, os acionistas controladores concordaram também que a Caixa terá o direito de adquirir do BTG 50% das ações que foram subscritas e integralizadas no âmbito do aumento de capital; enquanto o BTG Pactual terá o direito de alienar à Caixa o mesmo volume de ações.
Com restrições de capital, a Caixa era até antes do aumento de capital o principal provedor de recursos do Pan, tanto por meio da compra da carteiras de crédito como via depósitos interfinanceiros.
A capitalização dará ao Pan uma folga maior para reter créditos no balanço e também cumprir os requisitos de capital de Basileia 3, que entram plenamente em vigor em 2019.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.