IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Confiança empresarial tem menor nível desde novembro, aponta FGV

29/05/2018 10h10

A confiança empresarial registrou o menor nível desde novembro de 2017, conforme levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV). O índice que mede esse sentimento se situou em92,8 pontos em maio, recuo de 0,6 em relação à pesquisa anterior.

O subíndice da Situação Atual (ISA-E) permaneceu estável no mês, em 90,3 pontos, interrompendo a sequência de 16 altas consecutivas. Já o Índice de Expectativas (IE-E) diminuiu 0,9 ponto, para 97,4 pontos, menor nível desde dezembro (97,4 pontos). A distância entre os dois indicadores vêm diminuindo gradualmente desde fevereiro, de 10,2 pontos para 7,1 pontos, "uma aproximação que decorre da combinação não virtuosa de perda de fôlego do ISA-E e queda do IE-E", aponta a FGV.

Em maio, a confiança recuou nos setores do Comércio (-4,1 pontos) e Serviços (-2,4 pontos) e permaneceu praticamente constante na Indústria e na Construção. Os setores do Comércio e Serviços contribuíram igualmente (50% cada) para a queda do ICE no mês.

Em maio, houve alta da confiança em 47% dos 49 segmentos que integram o ICE. Considerando-se médias móveis trimestrais, a proporção de segmentos em alta, ficou constante em relação ao mês anterior, em 44% do total.

"Depois de ficar estável no início do ano, a confiança empresarial recua pelo segundo mês seguido, sob influência da insatisfação com o ritmo lento da economia, as incertezas políticas e as piores perspectivas para o cenário externo", diz o superintendente de Estatísticas Públicas daFGV, Aloisio Campelo Jr., em comentário no relatório. "A coleta de informações para essa edição do índice encerrou-se em 23 de maio, não dando tempo para captar os efeitos da greve dos caminhoneiros. É possível que os desdobramentos econômicos e políticos dessa crise levem a uma piora das expectativas em junho."

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas sondagens empresariais produzidas pela FGV: Indústria, Serviços, Comércio e Construção. Para a edição de maio, foram coletadas informações de 4.903 empresas entre 2 e 23 de maio.