IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Doria promete trabalhar em atrair o DEM para Alckmin

14/06/2018 14h52

O pré-candidato do PSDB ao governo de São Paulo, o ex-prefeito João Doria, disse nesta quinta-feira (14) que vai trabalhar para assegurar que aliança estadual com o DEM seja replicada no âmbito nacional em favor do presidenciável tucano, o ex-governador Geraldo Alckmin.

A declaração foi feita durante o anúncio de apoio do DEM a Doria, em um hotel na capital paulista. Em auditório lotado de dirigentes partidários, o ex-prefeito reiterou sua disposição em concorrer ao Palácio dos Bandeirantes e negou a hipótese de substituir Alckmin como candidato a presidente.

"Sou candidato ao governo do Estado. Este é o nosso foco e determinação. Alckmin é o nosso candidato a presidente. Estamos trabalhando para que essa ampla coligação [no Estado] possa ocorrer [em favor de Alckmin] com outras forças que estão nessa mesa", afirmou Doria, ao pregar uma coligação nacional em torno de um projeto de centro.

Com o DEM, o tucano amplia o leque de alianças, que já conta com PSD, PRB e PTC. Doria calcula que terá cerca de 18 minutos na propaganda de rádio e TV.

Os principais dirigentes desses partidos, como o ministro Gilberto Kassab (PSD), o deputado federal Rodrigo Garcia (DEM), o ex-ministro Marcos Pereira (PRB), além do deputado Celso Russomanno (PRB) compareceram ao anúncio de apoio do DEM.

Garcia, por outro lado, desconversou ao ser questionado se a união com o PSDB poderia aproximar a sigla dos tucanos no nível federal, a despeito da pré-candidatura do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (RJ), e das especulações em torno do ex-deputado Ciro Gomes (PDT).

Segundo Garcia, o DEM ainda trabalha com a candidatura de Maia e não abriu espaço para discutir outras alternativas. A decisão do diretório paulista, afirmou o parlamentar, não teve qualquer influência do comando nacional.

Tanto Doria quanto Garcia afirmaram que não há definição sobre a composição da chapa. Especula-se que o deputado possa ser o vice do tucano, embora o cargo tenha sido negociado com o PSD anteriormente.

"Não estamos tratando disso ainda. A definição do DEM não se fez em função de cargos, mas em torno de um alinhamento de propostas", disse Doria. Garcia, por outro lado, acrescentou que não existe também nada concreto sobre a uma possível candidatura do apresentador José Luiz Datena ao Senado.

Durante o discurso, os dois também fizeram alusão ao início da Copa do Mundo de futebol. Garcia declarou que a aliança era um "gol de placa". Já o ex-prefeito ressaltou que montou a "melhor seleção" e que por isso será o vencedor da eleição estadual.