IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Temer: Votem em "projetos", "malemolência" de candidatos faz mal

20/06/2018 11h25

Envolvido em escândalos de corrupção e alvo de duas denúncias criminais, o presidente Michel Temer (MDB) afirmou nesta quarta-feira (20) que é preciso defender e cultivar a liberdade de imprensa.

Em evento da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), em Brasília, sobre o impacto social, político e econômico das notícias falsas, as "fake news", Temer afirmou que as pessoas "mais atentas" ainda aguardam a imprensa tradicional (rádio, televisão, jornais e revistas) para confirmar a veracidade de uma informação."As pessoas ainda têm consciência de que a imprensa falada e televisionada tem tendência a falar a verdade."

Segundo ele, porém, no período eleitoral haverá candidatos que apostem na desinformação de olho em seus próprios interesses. Os brasileiros devem votar em "projetos", não apenas no candidato, disse. "A malemolência de candidatos é um mal ao país", afirmou.

Na opinião do presidente, quem espalha "fake news" tem defeito "de caráter". Ele destacou que no período eleitoral, haverá quem aposte na desinformação de olho nos próprios interesses. E recomendou aos eleitores o "voto no projeto, aí sim você estará fazendo algo pelo país".

Ao final, o presidente enfatizou que a imprensa livre e a democracia são "irmãs siamesas", porque uma não existe sem a outra.O Brasil, disse, tem "um sistema onde as instituições funcionam com regularidade", onde se valoriza e se promove a livre circulação de ideias.

O presidente recebeu o Prêmio Abratel de Comunicação por ter sancionado a lei que flexibilizou o horário de transmissão do programa "A Voz do Brasil" nas rádios.