IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Todos a Bordo

Star Wars, Mickey, bandeira do Brasil: veja pinturas diferentes de aviões

Vinícius Casagrande

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/12/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Aviões têm pintura especial para comemorar algum acontecimento ou uma parceria comercial
  • Em alguns casos, os aviões recebem um adesivo e não necessariamente uma pintura de verdade
  • Gol, Latam e Azul contam com vários aviões com a pintura especial

Companhias aéreas de todo o mundo costumam fazer pinturas especiais para comemorar alguma ocasião especial. No Brasil, as empresas nacionais não fogem à regra. Os aviões brasileiros já estamparam pinturas antigas, personagens da Disney (como Mickey, Minie e Donald), uma enorme bandeira do Brasil e até uma ilustração feita pelos grafiteiros osgêmeos.

Esse tipo de pintura chama a atenção nos aeroportos por onde o avião passa por quebrar a monotonia de aeronaves geralmente brancas. O predomínio do branco está relacionado a aspectos técnicos e de economia, inclusive de combustível. Por outro lado, as pinturas especiais são frutos de parcerias comerciais ou de alguma comemoração especial.

Em algumas situações, os aviões não são necessariamente pintados com um design especial. A decoração na fuselagem da aeronave é apenas um grande adesivo colado. Além de mais barato, essa técnica é normalmente usada para aviões que não ficarão com o desenho por um longo período.

Gol já teve avião grafitado e da seleção brasileira

Um dos projetos de maior destaque foi feito pela Gol para a Copa do Mundo de 2014. A empresa contratou os grafiteiros osgêmeos para fazer uma ilustração especial em um Boeing 737-800 da companhia. Foram necessárias cerca de 100 horas para a conclusão da pintura, que consumiu cerca de 1.000 latas de spray de tintas, vindas especialmente da Espanha para este desafio.

Patrocinadora da Confederação Brasileira de Futebol, a Gol também já pintou outros aviões de verde e amarelo para comemorar a parceira.

Temas internos da empresa também já foram motivo de pinturas especiais da Gol. Em 2011, a companhia pintou um avião inteiro de laranja para celebrar seus dez anos de existência. No ano seguinte, outro Boeing 737 também ficou laranja, desta vez para celebrar o seu programa de fidelidade.

Aviões vintage e personagens da Disney

Na Latam (antiga TAM), um dos primeiros projetos especiais nos aviões foi quando a empresa resolveu resgatar pinturas antigas da própria companhia aérea. O projeto vintage resgatou pinturas históricas da TAM das décadas de 1970 e 1990, com aplicação retrô nos Airbus A319.

O Rio de Janeiro também recebeu homenagem da companhia aérea nas comemorações de seus 450 anos. Um Airbus A319 recebeu um desenho inspirado nas pedras portuguesas da orla de Copacabana.

Parcerias comerciais também já renderam algumas pinturas especiais na Latam. Apoiadora oficial das Olimpíadas do Rio, o Boeing 767-300ER que fez o transporte da chama olímpica até o Brasil recebeu uma decoração para a ocasião. O mesmo aconteceu com o Airbus A319 que participou do revezamento da tocha por todo o país.

A Latam também tem parcerias com a Disney para estampar os personagens na fuselagem de seus aviões. Primeiro, foi um Boeing 767-300ER, chamado de "Avião dos Sonhos", que foi decorado com diversos personagens da Disney. Em outubro, a Latam apresentou um Boeing 777 com o tema de Star Wars. Chamado de "Stormtrooper Plane", o avião celebra a recente abertura da Star Wars: Galaxy's Edge no Disney's Hollywood Studios, em Orlando (EUA).

Azul tem avião rosa e com a bandeira do Brasil

A Azul tem diversos aviões com pinturas especiais. Alguns dos mais conhecidos são os de cor rosa. A pintura mantém o mesmo estilo tradicional da companhia aérea, apenas substituindo o azul pelo rosa. A empresa tem um Embraer E195-E2, um Airbus A320neo e um ATR 72-600 com esse esquema de cores.

Algumas pinturas são ainda mais chamativas. Um Embraer 195-E2 e um Airbus A330 estampam uma enorme bandeira do Brasil em toda a fuselagem dos aviões. Outro Embraer 195 recebeu desenhos de sol e praia para celebrar o verão brasileiro. Quando recebeu o primeiro Embraer 195-E2, a pintura azul contava com diversas palavras que refletem os valores da empresa.

Seja qual for o motivo, as pinturas especiais ajudam a quebrar a monotonia dos aviões brancos e são a alegria dos fãs de aviação.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

Série sobre Santos Dumont usou réplica perfeita do 14 Bis; veja bastidores

UOL Notícias