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REPORTAGEM

Novo avião da Azul é o maior da empresa em voos internacionais; veja o A350

Azul recebe o primeiro Airbus A350 da sua frota - Divulgação/Azul
Azul recebe o primeiro Airbus A350 da sua frota Imagem: Divulgação/Azul

Alexandre Saconi

Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)

15/12/2022 04h00

A Azul estreia nesta quinta-feira (15) voos internacionais com o maior avião de sua frota, o A350. A aeronave tem capacidade para levar até 334 passageiros, e irá fazer a rota entre o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e Orlando, na Flórida (EUA).

Ele chega em um momento de expansão da companhia e retomada de voos internacionais. Hoje, as rotas da empresa para fora do Brasil são realizadas pelo A330, com capacidade para até 298 passageiros.

O avião é feito de materiais compostos, geralmente mais leves e mais resistentes do que os usados na maioria das aeronaves. Com isso, há uma redução no consumo de combustível e emissão de gás carbônico que chega a 25% em comparação com modelos geração anterior, segundo a fabricante Airbus.

Menos barulho: O A350 tem menos ruído a bordo do que alguns modelos similares devido à sua estrutura e novas tecnologias de isolamento acústico.

Ao mesmo tempo, a janela é maior que a de outros modelos, como o A320.

A empresa já recebeu a segunda unidade do A350, que ainda está no hangar da empresa passando por uma personalização e manutenção antes de entrar em voo nas rotas da companhia.

Entretenimento a bordo: Todos os assentos possuem telas de 16 polegadas com um catálogo de vídeos em alta definição. O sistema de entretenimento pode ser controlado por meio de toques na tela ou com um controle remoto.

As poltronas ainda contam com entradas USB e de tomadas de energia elétrica para recarregar os aparelhos eletrônicos durante o voo.

A350 - Alexandre Saconi - Alexandre Saconi
Assentos da classe executiva do A350 da Azul possuem cinto de três pontos e reclinam totalmente
Imagem: Alexandre Saconi

Classes: O avião é dividido em três classes de passageiros: economy, economy extra e business. Cada uma possui 199, 102 e 33 assentos, respectivamente.

As duas primeiras são a classe econômica, sendo diferenciadas pelo espaço extra entre os assentos. A configuração das fileiras é do tipo 3-3-3, ou seja, três assentos, corredor, três assentos, corredor, três assentos.

A última é a classe executiva da empresa, com assentos que permitem maior privacidades, na configuração 1-2-1. Quem for viajar ali ainda recebe um kit de amenidades, composto por protetor de olhos para dormir, meia e produtos de higiene.

Esses assentos, além de possuírem uma distância maior entre eles, também são mais largos que os das outras categorias, incluindo o de executivas da própria Azul.

Curiosidades

  • A primeira aeronave A350 da aérea foi batizada de "50 também é Azul"
  • Após chegar ao Brasil, o avião fica por um certo tempo sem voar para que tenha diversos equipamentos instalados e checados
  • O avião possui duas áreas de descanso da tripulação, popularmente chamadas de sarcófagos: uma na parte da frente, dedicada aos pilotos extras dos voos, e outra na parte de trás, para comissários
  • Na classe executiva, o cinto de segurança é de três pontos, similar ao de carro,s para proteger o tórax dos passageiros em caso de frenagens bruscas
  • O avião têm uma máscara preta no para-brisa, marca da série A350, também apelidada de "máscara do Zorro"
  • O avião possui um banheiro na área central adaptado para pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade. Dois banheiros lado a lado são fechados como se fossem apenas um e a divisória entre eles é removida para permitir uma melhor locomoção, inclusivo com cadeira de rodas
  • Alguns assentos contam com porta-cabide para as pessoas pendurarem suas roupas enquanto voam
  • Esses aviões também poderão transportar pets, mas é preciso seguir as regras da empresa. Já falamos sobre elas aqui
  • Os tripulantes responsáveis por padronizar o atendimento a bordo do A350 da Azul gravaram um podcast onde falam os detalhes do avião. Ele pode ser ouvido aqui
  • Um grupo de comissários passou uma semana em Tolouse (França), onde fica a Airbus, para conhecer o modelo e trazer as informações para treinar as equipes no Brasil. Os integrantes precisaram fazer uma prova para demonstrar que estavam aptos para treinar as equipes na empresa
  • O espaço de bagagens acima dos assentos é maior do que o de outros aviões da Airbus.
  • Um esquema especial de iluminação é utilizado para diminuir o desgaste com o voo. Em cada fase, um tipo de e cor de luz é utilizada para melhorar a sensação a bordo

Ficha técnica

A350 - Alexandre Saconi - Alexandre Saconi
Cabine de comando do Airbus A350 da Azul
Imagem: Alexandre Saconi

A350
Capacidade: 334 passageiros
Comprimento: 66,8 metros
Envergadura (distância de ponta a ponta da asa): 64,8 metros
Altura: 17 metros
Autonomia: 15 mil quilômetros
Capacidade máxima de combustível: 141 mil litros
Peso máximo de decolagem: 280 toneladas (incluindo o avião, passageiros, bagagem e combustível)

Veja fotos do novo A350 da Azul:

A350 - Alexandre Saconi - Alexandre Saconi
Classe econômica e econômica extra do Airbus A350 da Azul
Imagem: Alexandre Saconi
A350 - Alexandre Saconi - Alexandre Saconi
Esquema de cores da iluminação do Airbus A350 da Azul: Cada uma é utilizada em uma fase do voo
Imagem: Alexandre Saconi
A350 - Alexandre Saconi - Alexandre Saconi
Banheiro da classe executiva do A350 da Azul tem espelho de maquiagem e sensores para liberar a água na torneira
Imagem: Alexandre Saconi
A350 - Alexandre Saconi - Alexandre Saconi
Classe executiva do A350 da Azul têm maior espaço entre assentos e conta com espaços para guardar objetos
Imagem: Alexandre Saconi
A350 - Alexandre Saconi - Alexandre Saconi
Espaço para descanso dos tripulantes no A350, apelidado de 'sarcófago'
Imagem: Alexandre Saconi
A350 - Alexandre Saconi - Alexandre Saconi
Classe executiva do Airbus A350 da Azul
Imagem: Alexandre Saconi
A350 - Alexandre Saconi - Alexandre Saconi
Classe econômica extra do Airbus A350 da Azul
Imagem: Alexandre Saconi
A350 - Alexandre Saconi - Alexandre Saconi
Banheiro na área central do A350 pode ser adaptado para receber pessoas com deficiência
Imagem: Alexandre Saconi