Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

10 dicas para abrir uma franquia

Filomena Garcia

Colunista do UOL, em São Paulo

17/09/2013 06h00

O franchising se consolida a cada dia como uma forte alternativa para quem quer empreender, já que esse modelo de negócio alia o sonho de ter o próprio negócio com a oportunidade de comercializar serviços ou produtos de uma marca já conhecida.

Mas o que é necessário saber para que esse sonho não se torne uma dor de cabeça?

Aqui vão 10 dicas que podem fazer a diferença para quem está pensando em adquirir uma franquia:

1) Autoconhecimento

Faça uma autoavaliação honesta e consciente: quais são seus sonhos? Quais são suas principais forças e fraquezas? O que impede ou dificulta suas realizações? O que você mais gosta de fazer?

Você compreende realmente as reais implicações de ser um empresário? E de ser um empresário franqueado? Você está realmente pronto para enfrentar os desafios que estarão por vir? Está pronto para atuar de acordo com as normas e padrões estipulados pelo franqueador?

2) Conheça o mercado

Quais tipos de negócios poderão ter sucesso na região que você pretende atuar? Qual o poder aquisitivo das pessoas que moram ou trabalham nessa região? Você analisou essa questão a fundo?

Clientes sem interesse ou sem poder aquisitivo compatível com o que você terá para oferecer não sustentarão o seu negócio.

3) Defina as possibilidades

De quanto dinheiro você dispõe para investir? Em quanto tempo espera recuperá-lo? Qual o grau de risco que você aceita em um investimento? Tenha consciência de que pode levar alguns meses até que o negócio comece a gerar lucro.

Portanto, é importante que você possua mais recursos do que o necessário para a implantação do negócio, pois você precisará se manter até lá.

4) Estude as oportunidades

Procure conhecer as oportunidades disponíveis no mercado. Visite sites, consulte guias, visite feiras e eventos para que você possa colher informações antes de tomar a sua decisão.

5) Conheça a equipe do franqueador

Conheça o histórico e a credibilidade dos integrantes da equipe do franqueador da marca que você deseja operar.

6) Converse com quem já é franqueado

Procure visitar e conversar pessoalmente com o maior número possível de integrantes das redes de franquias nas quais estiver interessado. Converse também com franqueadores que já se desligaram da rede.

7) Analise o contrato

Leia o contrato a fundo. Se for o caso, contrate um advogado de sua confiança e que entenda de contratos para poder auxiliá–lo.

8) Estude a Circular de Oferta de Franquia

A COF (Circular de Oferta de Franquia) é um documento descrito na Lei nº 8.955. O franqueador deve entregá-lo a todos os candidatos no mínimo 10 dias antes que estes firmem qualquer documento ou pagamento relacionado à aquisição de uma franquia.

Este documento deve conter informações a respeito da organização da franqueadora, da situação legal da marca ou marcas, da própria franquia, da situação financeira da empresa, dos investimentos que o franqueado deverá fazer, dos pagamentos que deverá efetuar e assim por diante.

9) Não tome decisões impulsivas

Pense, analise, investigue muito antes de investir seu dinheiro, seu tempo, seu esforço e sonhos em uma franquia. Sua decisão vai impactar não apenas a sua vida, mas também a da sua família.

10) Esteja consciente do papel de cada parte

Como franqueado, seu papel será o de seguir os passos e padrões definidos pelo franqueador, portanto não tente fazer as coisas à sua própria maneira. Se você achar que não vai conseguir viver assim, sob esses padrões, talvez seja melhor repensar sua decisão de investir em uma franquia.