IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Segmento feminino amplia oportunidades em franquia

Filomena Garcia

Colunista do UOL

12/08/2014 06h00

O mercado de beleza e saúde foi o segundo segmento que mais cresceu no mercado de franquias em 2013 com relação ao mesmo período de 2012 segundo dados da ABF. Foi um crescimento de 22%  no faturamento.

Esse movimento foi ampliado por um grupo de franquias tem ganhado espaço no mercado de franchising  com as marcas especializadas em um único tipo de serviço de beleza, como cuidados com as unhas, sobrancelhas ou depilação. Várias marcas que atuam neste segmento cresceram ou mesmo nasceram nos últimos cinco anos.

Antes esses serviços costumavam ser oferecidos apenas em grandes salões de beleza. Agora, há um lugar para cada coisa. É uma tendência fatiar os serviços para mulheres.

Hoje em dia as mulheres andam mais ocupadas e com menos tempo para se dedicar à beleza, mas nem por isso deixam a vaidade de lado. A ideia desses espaços é, além de oferecer um serviço único, diminuir o tempo que levam para serem realizados. Nas franquias específicas, a mulher tem o serviço mais rápido e prático.

Essas franquias podem ser uma boa oportunidade para quem pretende entrar no segmento já com modelo testado e com um bom suporte de treinamento oferecido pelo franqueador da marca. Existem também diferentes níveis de investimento e exigência de tamanho de espaço.

É possível para quem pretende investir neste tipo de franquia abrir  desde um quiosque – que exige um capital inicial menor – até lojas para atender uma demanda de público maior. O que não muda é a dedicação que o empreededor deverá ter no seu negócio, pois como todos sabem, não existe sucesso mesmo em uma franquia, se o franqueado não fizer a sua parte no ponto de venda, prestando um ótimo serviço ao consumidor final e motivando e treinando sua equipe no dia a dia.