Dona do Burger King vai operar lojas da Starbucks no Brasil
A Zamp, operadora das redes de fast food Burger King e Popeyes no Brasil, deu mais um passo para explorar e desenvolver a atuação da cafeteria norte-americana Starbucks. O contrato para o avanço da aquisição no valor de R$ 120 milhões foi aprovado por unanimidade entre os conselheiros da operadora de restaurantes em reunião realizada na última segunda-feira (17).
O que aconteceu
Dona do Burger King avança para operar a Starbucks no Brasil. Em comunicado ao mercado, a Zamp afirma que acertou os contratos com a Starbucks Corporation para assumir o desenvolvimento da rede de cafés no Brasil.
Operação está sujeita à conclusão da aquisição da "NewCo". As negociações iniciadas em fevereiro ainda é dependente da compra efetiva da empresa que será proprietária de determinados bens e direitos que compõem as operações das lojas Starbucks no Brasil.
Negócio tem valor previsto de R$ 120 milhões. O preço-base estimado pela Zamp ainda pode ser alterado, conforme a quantidade de lojas efetivamente adquirida e o nível de estoque da cafeteria, afirma fato relevante divulgado pela operadora de restaurantes no dia 6 de junho.
Antiga proprietária da marca enfrenta recuperação judicial. A crise da empresa SouthRock, também administradora do Subway no Brasil, abriu caminho para a compra do Starbucks pela Zamp, que recebeu o aval para avançar com a negociação no início desde mês.
A companhia informa, ainda, que chegou a um acordo com a Starbucks Corporation quanto aos termos e condições dos principais contratos que deverão ser celebrados para a exploração da marca e desenvolvimento das operações Starbucks no território brasileiro.
Zamp, em fato relevante ao mercado
Starbucks e Zamp confirmam negociação. Em nota, a cafeteria afirma que a negociação visa o gerenciamento das lojas da empresa em todo o Brasil, mas afirma não poder divulgar detalhes das discussões internas com potenciais parceiros comerciais. A operadoras de restaurantes, por sua vez, diz ter se tornado franqueada da marca no Brasil.
Agradecemos o apoio contínuo de nossos funcionários e clientes da Starbucks e continuamos comprometidos em impactar positivamente as pessoas e comunidades que atendemos no Brasil.
Starbucks, em nota
Zamp visa ampliar sua expansão no mercado nacional. Nos primeiros três meses de 2024, a empresa teve um prejuízo líquido de R$ 91 milhões, valor 64% inferior ao apurado no mesmo período do ano passado. Do total, R$ 47 milhões foram referentes justamente a ações que envolvem contratos para aquisição de ações de outras empresas.
Starbucks conta com mais de 38 mil lojas em 80 países. A rede norte-americana de cafeterias tem posição global consolidada. No Brasil, a recuperação judicial da SouthRock derrubou para 144 o total de unidades da rede com o fechamento de 43 estabelecimentos.
Zamp fechou unidades no primeiro trimestre. Segundo o último balanço da empresa, a administradora de restaurantes fechou nove restaurantes do Burger King e dois do Popeyes entre janeiro e março deste ano. Para a empresa, os fechamentos "reforçam o compromisso da Companhia com a rentabilidade do negócio".
9 comentários
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Carlos Magno de Oliveira
Dona muitas vezes no Brasil não é a verdadeira dona e no final todas as empresas são de outros donos que se utilizam daqueles donos de fachada. Difícil de se aceitar mas em nossa nação grandes empresários não passam de laranja dos poucos que dominam o mercado.
Gleydson Dias Alves
Fico sem entender como uma empresa que administra a Starbucks e Subway consegue ter prejuizo e entra em recuperação judicial, um café expresso pequeno no starbuck e R$ 20, um misto quente mas que lá tem um nome chique, e nesse misto quente deles só vai uma fatia de presunto e outra de queijo, no dia que comi paguei R$ 21, resumindo, eles trabalham com lucros acima de 500% como consegui essa façanha de ter prejuizo?
Rafael Oliveira
Vai ser difícil reverter o prejuízo. Os produtos são ruins. No começo era novidade e tinha internet grátis, o que atraia os jovens. Hoje em dia não é mais novidade e qq um tem internet sem precisar recorrer ao estabelecimento.