Dona do Burger King vai operar lojas da Starbucks no Brasil
A Zamp, operadora das redes de fast food Burger King e Popeyes no Brasil, deu mais um passo para explorar e desenvolver a atuação da cafeteria norte-americana Starbucks. O contrato para o avanço da aquisição no valor de R$ 120 milhões foi aprovado por unanimidade entre os conselheiros da operadora de restaurantes em reunião realizada na última segunda-feira (17).
O que aconteceu
Dona do Burger King avança para operar a Starbucks no Brasil. Em comunicado ao mercado, a Zamp afirma que acertou os contratos com a Starbucks Corporation para assumir o desenvolvimento da rede de cafés no Brasil.
Operação está sujeita à conclusão da aquisição da "NewCo". As negociações iniciadas em fevereiro ainda é dependente da compra efetiva da empresa que será proprietária de determinados bens e direitos que compõem as operações das lojas Starbucks no Brasil.
Negócio tem valor previsto de R$ 120 milhões. O preço-base estimado pela Zamp ainda pode ser alterado, conforme a quantidade de lojas efetivamente adquirida e o nível de estoque da cafeteria, afirma fato relevante divulgado pela operadora de restaurantes no dia 6 de junho.
Antiga proprietária da marca enfrenta recuperação judicial. A crise da empresa SouthRock, também administradora do Subway no Brasil, abriu caminho para a compra do Starbucks pela Zamp, que recebeu o aval para avançar com a negociação no início desde mês.
A companhia informa, ainda, que chegou a um acordo com a Starbucks Corporation quanto aos termos e condições dos principais contratos que deverão ser celebrados para a exploração da marca e desenvolvimento das operações Starbucks no território brasileiro.
Zamp, em fato relevante ao mercado
Starbucks e Zamp confirmam negociação. Em nota, a cafeteria afirma que a negociação visa o gerenciamento das lojas da empresa em todo o Brasil, mas afirma não poder divulgar detalhes das discussões internas com potenciais parceiros comerciais. A operadoras de restaurantes, por sua vez, diz ter se tornado franqueada da marca no Brasil.
Agradecemos o apoio contínuo de nossos funcionários e clientes da Starbucks e continuamos comprometidos em impactar positivamente as pessoas e comunidades que atendemos no Brasil.
Starbucks, em nota
Zamp visa ampliar sua expansão no mercado nacional. Nos primeiros três meses de 2024, a empresa teve um prejuízo líquido de R$ 91 milhões, valor 64% inferior ao apurado no mesmo período do ano passado. Do total, R$ 47 milhões foram referentes justamente a ações que envolvem contratos para aquisição de ações de outras empresas.
Starbucks conta com mais de 38 mil lojas em 80 países. A rede norte-americana de cafeterias tem posição global consolidada. No Brasil, a recuperação judicial da SouthRock derrubou para 144 o total de unidades da rede com o fechamento de 43 estabelecimentos.
Zamp fechou unidades no primeiro trimestre. Segundo o último balanço da empresa, a administradora de restaurantes fechou nove restaurantes do Burger King e dois do Popeyes entre janeiro e março deste ano. Para a empresa, os fechamentos "reforçam o compromisso da Companhia com a rentabilidade do negócio".
Deixe seu comentário