Reduza custos entrando em uma incubadora de empresas

José Dornelas

José Dornelas

Colunista do UOL, em São Paulo

Todo negócio em fase inicial deveria primar pela gestão financeira (na verdade, todo negócio em qualquer fase de desenvolvimento). Uma forma bastante eficaz de se otimizar recursos é você instalar sua empresa em uma incubadora de empresas.

Incubadoras de empresas são entidades – geralmente sem fins lucrativos – mantidas por organismos públicos e privados, com apoio de prefeituras e governos estaduais e federal, e que visam a auxiliar empresas iniciantes com alto potencial de crescimento a se desenvolver mais rapidamente.

A ideia da incubadora é dar todo tipo de suporte de gestão aos empreendedores, facilidades e auxílio na busca de recursos, laboratórios, e ainda oferecer espaço físico para a instalação da empresa. Normalmente os custos para o empreendedor são bastante competitivos, pois são subsidiados pela própria incubadora e seus mantenedores.

O mais importante de tudo é que estatísticas da Anprotec, a entidade que representa as incubadoras no Brasil, mostram que oito em cada dez empresas que passam por uma incubadora sobrevivem e crescem, algo bem diferente das estatísticas gerais de sobrevivência de empresas nascentes no Brasil, que dificilmente passam dos 50%.

Nem todo tipo de empresa pode ser incubada, pois cada incubadora tem suas peculiaridades e mercados prioritários de atuação. A maioria foca em negócios inovadores. Para saber a lista de incubadoras mais próximas de você acesse o site www.anprotec.org.br, que contém uma relação das mais de 400 incubadoras do Brasil.

Depois de selecionar as que mais estão adequadas ao seu negócio, agende uma visita e pergunte sobre o processo de seleção para que sua empresa se torne uma incubada.

Esta coluna foi escrita com base no livro "Empreenda (quase) sem dinheiro".

José Dornelas

José Dornelas é especialista em empreendedorismo, presidente da Empreende e autor do best-seller "Empreendedorismo, transformando ideias em negócios." http://www.josedornelas.com.br/

UOL Cursos Online

Todos os cursos