IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

País tem 400 mil vagas abertas em TI, mas não preenche por falta de gente, diz chefe da Dell

18/07/2022 14h45

Diego Puerta, presidente da Dell Technologies no Brasil, diz em entrevista na série UOL Líderes, que o Brasil tem 400 mil vagas na área de tecnologia da informação, com altos salários, mas que seguem abertas por falta de pessoas qualificadas. "Temos hoje 12 milhões, 13 milhões de desempregados, enquanto na área de tecnologia nós temos 400 mil vagas de alto valor de remuneração que não são preenchidas por não encontrarmos profissionais qualificados".

Para o chefe da Dell, a exclusão digital irá impactar "seriamente" o desenvolvimento do Brasil e é uma das principais preocupações do executivo. A cibersegurança é outro assunto que tira o sono de Puerta. Para ele, o trabalho remoto, amplamente desenvolvido na pandemia, aumentou a vulnerabilidade dos sistemas. Puerta é enfático ao afirmar que é preciso uma mudança na legislação para deixar de tratar crimes cibernéticos como golpes. E faz um alerta: "Hoje, na deep web, é muito fácil ver hackers oferecendo dinheiro em troca de senhas para funcionários insatisfeitos de empresas".

Puerta fala também sobre as dificuldades de operar no Brasil, com a complexidade de regulamentações, sobre a chegada do 5G e a importância que os computadores tiveram durante a pandemia.

#UOLLideres